terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dia 104 - De volta à oficina

Bomba de gasolina trocada, é hora de voltar na oficina e mostrar que a culpa não era dela.


Deixei ontem de volta na oficina e dessa vez quem me recebeu foi o dono. Ele andou dez metros com o carro e teve uma atitude muito honesta: Disse que câmbio está horrível e que vai refazer tudo. Quando voltar (de novo) posto aqui a versão dele do problema.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Dia 102 - Saída para o indulto de Natal?

Troquei a bomba de combustível, mas o problema misterioso de perder força em alguns momentos persistiu. Gastei quase um tanque fazendo testes de madrugada por São Paulo em todo tipo de velocidade, inclinação e rotação. Os sintomas foram os seguintes:

1) Mudanças de marcha no tempo certo 
2) Arrancada a partir da imobilidade bem forte, como deve ser
3) retomadas em alta velocidade perfeitas
4) o grande problema: um total fracasso em subidas íngremes na cidade. Quase não subi a Ministro rocha azevedo
5) quanto mais se força, ou seja, em seguidas subidas íngremes o problema se agrava

A segunda marcha está ruim... O carro sai bem, mas logo que passa pra segunda marcha perde torque e fica sofrendo pra evoluir, patina e até que entra a terceira marcha e o carro deslancha. A quarta então entra como um soco nas costas, perfeita.

Em subidas em baixa velocidade é uma vergonha. Carros mil cilindradas me empurrando como se eu fosse um treminhão na serra. Aí é só aliviar o pé que quando a marcha cai pra primeira a XJ retoma a subida com dignidade.

O problema é bem discreto com o carro frio, logo quando começo o "passeio" e vai se agravando conforme forço o câmbio com subidas ou arrancadas mais fortes. Sinto o câmbio aquecendo pelo habitáculo, mas pelo que me lembro isso é normal.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dia 96

6600 Reais e 90 dias depois está assim: apesar de andar bem, patina em primeira e ré. E em movimento o motor não desenvolve, o giro chega nos 3000 e começa a cair. Se eu alivio o pé um pouco ela passa a marcha (para cima) e o motor volta a desenvolver. 

Levei lá e o mecânico me diz que a culpa é da bomba de gasolina. Até acredito que a bomba possa estar ruim, mas pinto minha XJ de rosa de não tiver nada de errado com o câmbio.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia 84

Finalmente o carro ficou pronto. Saí da oficina e abasteci o tanque. Na primeira acelerada senti que o carro ficava fraco na segunda marcha. Acho que vai ter que voltar pra oficina...