quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia 232 - *B*: E não é que o TPS estava ruim?

Pela tarde Marucs me ligou, disse que meu TPS estava ruim (o mesmo TPS que segundo ele estava bom pela manhã). Foi acusado no scanner que a peça já era.

Questionei o fato de ter diso passado o scanner no carro 232 dias depois da internação. Mas ele argumentou que nos scanners modernos que ele já havia passado, nada foi acusado. E que agora testou com um scanner antigo e achou o TPS.

Em seguida, me pediu pra que eu providenciasse a peça. Estranhei, pois desde o início sempre fui solícito em providenciar as peças para reparo (uma vez que eu era o maior interessado em conseguir preços e prazos de entrega menores) mas ele sempre me dissuadiu, dizendo que tinha os melhores contatos e fornecedores de peças nos Estados Unidos. Insisti algumas vezes para ele fizesse a compra pela oficina (pra mim o padrão é a oficina ir atrás das peças) mas ele me disse que essa peça era de motor e não de câmbio. E também não tinha um cartão de crédito internacional que pudesse efetuar essa compra.

Sinceramente eu não achei isso muito bacana, mas não queria ficar batendo boca. Achei a peça na Rockauto (www.rockauto.com), confirmei por e-mail com o Marcus a similaridade e encomendei. Foi 94 dólares, entre preço da peça e frete. Essa aí abaixo é ela:

Dia 232 - Aula prática

Ontem pela manhã apareci na oficina. Marcus estava atento ao computador que diagnosticava o cambio de uma Maseratti, (que tem mais tempo de casa que o Bombeiro, na primeira vez que fui à oficina ela já estava lá.).

Deixou de lado a Maseratti e me explicou que pretendia fazer uns novos testes com meu carro, usando um corpo de válvulas de Lexus.

O problema: Com o óleo quente, a pressão do sistema fica instável ao de acelerar até o final de curso

Na Noite anterior eu fiz algumas pesquisas pela internet e li que em alguns casos o senhor de posição do acelerador (trottle position sensor, ou TPS) pode estar com problemas, prejudicando todo o funcionamento do câmbio.

Marcus me disse que não era isso, que meu TPS estava OK. Com os dedos no vidro do carro, desenhou um esquema do funcionamento de um TPS, mas que essa possibilidade estava descartada pois havia feito testes com o equipamento eletrônico.

A visita foi especialmente interessante pois ganhei de brinde uma ótima aula de como funciona uma caixa de válvulas. Realmente é um sistema muito interessante e complexo, com avançadas aplicações de hidráulica e dinâmica dos fluidos. A aula durou mais de uma hora, com direito a conhecer diversas peças que o Marcus havia serrado ao meio para fins didáticos.

Próximos passos: Testar caixa de válvulas do Lexus no bombeiro.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia 230 - Carro na rua para testes

Marcus me telefonou hoje, estava andando com o Bombeiro para realização de testes.

A combinação que estava usando era: caixa de válvulas original (a antiga, que veio no carro) com as solenóides novas (que vieram na caixa de válvulas nova).

A impressão relatada por ele é que o carro está se comportando muito bem, com trocas suaves e no tempo certo. Continuaria testando.

O farol de milha quebrado e a polaina do parachoque foram creditados ao mecânico dele que em um dos testes colidiu com um caminhão na rua.

Os estalos misteriosos não tinham origem no cárter de óleo (como suspeitavam) e agora me disse que pode ser no cardã dianteiro.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia 223: Um enigma e uma surpresa

Para não perder o costume, conduzi-me (a pé, por suposto) à oficina para saber das novidades. Na última sexta-feira, após o desconforto gerado por este blog na Pradomatic, os boletins previam uma solução em breve.

Mas... fomos novamente surpreendidos. Mesmo com a mola montada agora do modo correto o câmbio insiste em não se comportar. O sintoma é: ao se pisar fundo, quando deveria entrar o kickdown, o câmbio "brocha". Um manômetro mostrava a pressão do óleo e via-se o fenômeno se reproduzir no ponteiro. Ao se pisar no acelerador a pressão ia subindo e a partir de certo ponto. Caía.

Trocaram (acho que mais de uma vez) a caixa de válvulas e continua tudo igual.

A surpresa desagradável foi encontrar o farol de milha quebrado e a polaina do párachoque amassada. Marcus me prometeu que vai cuidar disso.


  • O problema: enigma da pressão de óleo que
  • Próximos passos: não se sabe ainda. 
  • A promessa: impossível determinar

sábado, 16 de abril de 2011

Dia 220 - Uma mola montada errada...

Omtem de manhã retirei esse blogo do ar a pedido do Marcus. que então por volta do meio dia me ligou dizendo que passou a manhã junto com o mecânico desmontando meu câmbio. Pelo tom de voz deu pra ver que o meu carro passou a ser a prioridade máxima, não apenas na oficina, mas também na vida de todos na Pradomatic.

A informação nova foi que o Marcus identificou um defeito grave na montagem do câmbio (que foi feita lá em novembro de 2010): Uma mola estava montada ao contrário. O motivo foi imperícia de um funcionário que segundo ele foi duramente repreendido. A oficina assumia o erro e se considerava responsável pelo tempo que o carro passava na oficina.

O conversor de torque também foi desmontado (tudo isso numa manhã) e estava com estado impecável, ou seja, não era ele o culpado. Então os estalos não vinham dele. Marcus disse que iria desmontar o escapamento pra ver se o catalizador seria o responsável. Eu pessoalmente acho que não é e ainda aposto que a origem dos estalos reside na montagem da caixa de redução.

Resumindo: Tá tudo desmontando, vão montar de novo com a mola do lado certo agora e ver no que dá.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dia 219 - A oficina lê o blog...

Ao telefone, após os assuntos técnicos do post anterior, o mecânico Roberto me disse que esse blog não foi bem recebido pela Pradomatic e que eu havia "pisado na bola".


Me ligou em seguida o dono da oficina (Marcus) e me pediu na qualidade de amigo para que o Blog fosse retirado do ar. Ainda, me disse que não me autorizou a publicar imagens da oficina.

Assim amigos, atendendo a educada solicitação do Marcus, o blog passa a não mais ser público. Manterei para meu controle pessoal as informações aqui publicadas, mas vocês não mais poderão acessá-las.

Dia 219 - novo desmonte

Hoje recebi uma ligação às 8h03 da oficina para me atualizar sobre a situação do reparo. A recepcionista me disse que o câmbio será novamente desmontado para verificar se o problema é no conversor de torque ou se o problema são os discos. A projeção dela foi mais otimista: Disse que fica pronto na próxima terça-feira

Pouco depois recebi novo telefonema, dessa vez do mecânico, que reiterou que a caixa vai pra bancada e afirmou mais uma vez que a ofcina tem empenhado todos seus recursos e destinado toda atenção ao meu caso.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia 218 - o conversor de torque não ficou bom...

Carro era prometido para amanhã. Liguei para a oficina hoje e falei com o mecânico Roberto...

  • a informação: Os estalos que eram ouvidos foram creditados ao conversor de torque.
  • próximos passos: Desmontar o câmbio e trocar o conversor de torque por um outro.
  • a promessa: Em quinze dias me entregam o carro.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Dia 216 - Alguns ajustes ficaram errados...

O carro está no elevador, o dono da oficina me contou que pesquisou e descobriu que o cabo TV pode sim influenciar a ré. Disse que na sexta feira talvez me entregue o carro.

  • A informação: cabo TV tem relação com a ré, uma solenóide não estava 100% e alguns ajustes estavam errados
  • Próximos passos: montar a caixa de válvulas 
  • A promessa: próxima sexta