quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia 232 - Aula prática

Ontem pela manhã apareci na oficina. Marcus estava atento ao computador que diagnosticava o cambio de uma Maseratti, (que tem mais tempo de casa que o Bombeiro, na primeira vez que fui à oficina ela já estava lá.).

Deixou de lado a Maseratti e me explicou que pretendia fazer uns novos testes com meu carro, usando um corpo de válvulas de Lexus.

O problema: Com o óleo quente, a pressão do sistema fica instável ao de acelerar até o final de curso

Na Noite anterior eu fiz algumas pesquisas pela internet e li que em alguns casos o senhor de posição do acelerador (trottle position sensor, ou TPS) pode estar com problemas, prejudicando todo o funcionamento do câmbio.

Marcus me disse que não era isso, que meu TPS estava OK. Com os dedos no vidro do carro, desenhou um esquema do funcionamento de um TPS, mas que essa possibilidade estava descartada pois havia feito testes com o equipamento eletrônico.

A visita foi especialmente interessante pois ganhei de brinde uma ótima aula de como funciona uma caixa de válvulas. Realmente é um sistema muito interessante e complexo, com avançadas aplicações de hidráulica e dinâmica dos fluidos. A aula durou mais de uma hora, com direito a conhecer diversas peças que o Marcus havia serrado ao meio para fins didáticos.

Próximos passos: Testar caixa de válvulas do Lexus no bombeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário